Depois da destruição do templo Shaolin os sobreviventes se espalharam por
toda a China e passaram a incentivar 0 povo a criar frentes revolucionárias com 0 objetivode expulsar os Manchus do poder. Tal meta nunca foi atingida, mas 0s diversos grupos acabaram por dar origem a Fraternidades secretas, sociedades e irmandades que cultivaram 0 Kung Fu ocultamente durante muito tempo. Essas sociedades secretas eram conhecidas como Hung Mun, Hung Tong ou simplesmente triade. Mais popularmente os membros delas eram conhecidos como Tong. Convém lembrar que o Kung Fu também era praticado fora do templo Shaolin e que muitas das fraternidades Tong eram fundadas por lutadores de Kung Fu que apesar de não descenderem da linhagem de Shaolin também estavam interessados em tirar os Manchus do poder. Esses lutadores faziam longas viagens demonstrando suas habilidades nas localidades onde passavam e arregimentando adeptos para suas Fratemidades. Muitos desses lutadores eram habeis médicos pois 0 conhecimento de acupuntura e do-in (que seriam estudados mais tarde) eram transmitidos pelos Mestres de
Kung Fu. Oculto sob suas personalidades de médicos esses lutadores tinham facilidade para arregimentar elementos para os Tong. O poderio dos Tong estendeu-se por toda a dinastia Ching, inicializando apenas com a constituição da republica em 1912. Por essa época os Tong nao estavam mais interessados no poderio Manchu e sim na invasao dos ocidentais portugueses, espanhóis, ingleses e franceses que, aos olhos deles, estavam dividindo a China e pervertendo suas tradições. Pelo fim do século XVIII o ópio chinês era muito cobiçado pelos europeus e 0 incentivo brutal que os ocidentais impuseram ao povo chinés para aumentar a produgao desse toxico acabou por aumentar 0 vicio e o consumo entre os chineses. Os Tong, por serem mais politizados que 0 resto da população se revoltaram com esse estado de coisas e iniciaram um movimento de resisténcia e guerrilha que acabou resultando na famosa Revolta dos Boxers.
"e sim na invasao dos ocidentais portugueses, espanhóis, ingleses e franceses que, aos olhos deles, estavam dividindo a China e pervertendo suas tradições".
ResponderExcluirQuem estava partilhando em zonas de influência a China na época (século XIX) eram os russos (os quais tomaram a extremidade norte do Império Chinês, partes que correspondem ao atual sul do kraï de Khabarovsk e o kraï de Primorskiï), japoneses (após a vitória na Guerra Sino-Japonesa de 1894-1895), alemães (estalabecimento da colônia de Tsingtau/Qingdao em 1898), ingleses e franceses. Portugueses e espanhóis, a época decadentes, estavam fora da jogada, embora Portugal ainda tivesse Macau sob seu controle (a China só voltou a ter controle sobre Macau em 1999).